Sobre o Portal DNC - Difal Não Contribuinte



Como aperfeiçoamento contínuo do Portal Nacional da DIFAL, o Estado de Goiás passa a disponibilizar mais uma opção de ferramenta, o Portal DnC (Difal não Contribuinte).

Dentro do Portal DnC, opção SERVIÇOS, link “EMITIR DARE”, o contribuinte situado em outra unidade da federação com o certificado digital da empresa poderá acessar suas notas fiscais emitidas para não contribuintes do ICMS estabelecidos em Goiás. Essa listagem é realizada por mês de emissão das notas fiscais que possuem destaque nos campos da nota fiscal de ICMS DIFAL UF Destino e/ ou FCP UF Destino.

A partir dessa lista de notas, essa funcionalidade, permite a geração de documentos de arrecadação individuais (para cada nota fiscal emitida) e também possibilita o agrupamento de operações para emissão de apenas uma guia de recolhimento (DARE) para todas as notas fiscais selecionadas pelo contribuinte. Todavia, se nas operações selecionadas tiver destaque também do FCP, serão geradas sempre 2 guias, uma para cada tipo de receita (ICMS DIFAL/ FCP). Sempre imprimir o relatório das notas fiscais que estão vinculadas a cada documento de arrecadação para acompanhar o trânsito da mercadoria.

Na opção SERVIÇOS, link “MEUS DAREs” é possível consultar os Documentos de Arrecadação (DAREs) gerados dentro do Portal DnC, assim como seu status.

Para facilitar o entendimento dessa ferramenta, acesse o link com dúvidas frequentes.